A iniciativa faz parte do projeto Piraí Digital, iniciado em 2004, para transformar esta pequena cidade de pouco mais de 25 mil habitantes e cerca de 500 km² em uma "cidade digital", que promoverá a inclusão nas novas tecnologias, assim como uma educação mais interativa e colaboradora.
Os novos computadores serão somados a outros 700 que já foram entregues em uma primeira fase do projeto e cujo preço foi de RS$ 700 por unidade. Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Maria Helena Cautiero, o colégio Professora Rosa da Conceição Guedes duplicou em apenas dois anos sua avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), passando de 2,2 pontos para 4,8 pontos.
O computador utilizado pelos alunos é o Classmate PC, desenvolvido especialmente para atender as necessidades fundamentais da educação. Ele tem características como estrutura durável, resistência a quedas, capa protetora com alça para transporte, teclado resistente a água e software educacional integrado.
Nesta fase inicial do projeto Piraí Digital, que contou com um investimento de RS$ 5,2 milhões, a cobertura total do município com conexão de banda larga sem cabo também foi implantada.
O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou que se foi possível implantar esta iniciativa em uma cidade "com uma topografia tão complicada como a de Piraí, é possível fazê-lo no país inteiro".
Pezão manifestou sua intenção de expandir o programa Piraí Digital para o milhão e meio de alunos da rede de ensino pública de todo o Estado.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário